Como criar um Curriculum Vitae

Este tutorial tem como objetivo ajuda-lo a criar e escrever um Curriculum Vitae, com todas as dicas mais importantes.

Que formato deve ter o meu Curriculum?

Antes de iniciar a escrita do seu Curriculum é necessário escolher o formato mais indicado. Este formato deve ser de fácil leitura e percepção e deve agregar a sua informação pessoal, percurso académico, experiência profissional relevante para a oferta de emprego e por último conferências, workshops e cursos formativos. O formato mais conhecido dentro da Europa é o Europass.

O que é o Europass?

O Europass é um conjunto de documentos, criados para destacar as qualificações e habilitações de forma clara, eficaz e facilmente compreensível, na Europa.

Os documentos Europass permitem usufruir de um registo bem organizado dos conhecimentos, capacidades, competências e diplomas adquiridos no país de origem ou no estrangeiro.

O Europass inclui 5 documentos, sendo dois deles a título individual e três a serem emitidos por parte das entidades competentes e que permitem demonstrar de forma clara e transparente os conhecimentos académicos, profissionais ou linguísticos dos seus titulares de forma padronizada em todo o território europeu.

Os documentos a título individual incluem:

  • Europass Curriculum Vitae;
  • Europass Passaporte de Línguas

Os documentos a serem emitidos pelas entidades competentes incluem:

  • Europass Mobilidade;
  • Europass Suplemento ao Certificado;
  • Europass Suplemento ao Diploma;

Dentro de estes 5 documentos o que realmente nos interessa é o Curriculum Vitae.

Vamos Começar?

Pode criar o seu curriculum no seguinte website: https://europass.cedefop.europa.eu/pt/home

Do lado esquerdo clique em “Crie o seu CV online”

europass_1

 

Siga as instruções que aparecem no ecrã e preencha todos os campos.

Quando terminar clique no botão “Descarregar” no canto inferior esquerdo, selecione “Seguinte” e guarde o ficheiro em formato Adobe® PDF + Europass XML. Este formato permite-lhe a qualquer altura voltar a este mesmo website, fazer o upload deste ficheiro e alterar o seu curriculum. Repita o processo para salvar a nova versão.

Um Curriculum para uma oferta de emprego

Exatamente. O seu Curriculum deve ser diferente para cada oferta de emprego a que se candidate. Deverá mudar o campo “tipo de candidatura” e ainda adaptar todo o conteúdo com apenas as informações e experiência que sejam mais relevantes. Desta forma vai mostrar ao empregador que leu o discriminativo completo da oferta de emprego, que não fez perder o seu tempo e de que forma pode contribuir para o sucesso dessa empresa.

O Curriculum realizado através do Europass é suficiente?

É suficiente contudo existem campos adicionais que podes adicionar e que vão unicamente melhorar o seu curriculum e torna-lo único. Para isso, quando lhe for solicitado qual é o formato para descarregar o seu curriculum selecione a segunda opção:Microsoft® Word. A edição deste documento de texto é extremamente simples e deixa-lhe com opções ilimitadas. Por exemplo, adicionar anexos como comprovativos de um curso de inglês, editar a localização da sua universidade, total de meses ou anos de experiência em determinada função, remover informação, etc.

europass_2

Dica: A maior vantagem de ter um curriculum Europass em formato Word é que não precisa de acesso à internet para alterar o seu curriculum.

Como ter o Curriculum sempre à mão?

Certamente já lhe aconteceu visualizar uma oferta de emprego interessante ou um colega pedir-lhe o seu Curriculum de forma a referencia-lo para uma oferta de emprego e você não este documento disponível, nem forma como lhe aceder. Para tal aconselhamos que coloque o seu curriculum num serviço Cloud para que esteja sempre disponível, em qualquer lugar e a qualquer hora. Utilize os serviços da Dropbox, Google Drive, Microsoft One Drive. Dica: coloque em formato .doc no Google Drive e a qualquer momento pode ter acesso a este ficheiro e editar o conteúdo deste momento, salve sempre em formato .pdf.

google_drive

Como devo enviar o Curriculum?

Como proceder ao envio do seu curriculum em formato de ficheiro .pdf e deve-se acompanhar de uma carta de apresentação. O assunto do e-mail deve ser curto e significativo, e caso a oferta inclua um ID deverá ser também incluída. A carta de apresentação deve ser escrita e incorporado no corpo de texto do e-mail.

curriculum vitae, dicas, tutorial